Pré Escolar»Infantário "O Barquinho"»Ano letivo 2012/2013
  Search

 


Ano Letivo 2012/2013


Código do estabelecimento: 3104002
Morada:Caminho da Quinta da Palmeira, nº 25, Sitio da Graça, 9200-077 Machico
Freguesia:Machico
Telefone:291965430  | Fax:291965891
Telemóvel: 969656538
Email: inf.obarquinho@live.madeira-edu.pt

Infantario "O Barquinho" - Horário de Funcionamento:8:00-18:30horas
O Infantário "O Barquinho" é um estabelecimento de educação publico aberto a 1 de Março de 1983. É composto por duas valências, creche e jardim de infância. Neste momento funcionamos com três salas de creche e duas de jardim de infância.



CHEGAR POR GPS: LATITUDE 32º43'18.27''N | LONGITUDE 16º45'56.84''W


Documentos Referentes à Avaliação Docente

* Calendarização ADD- Basta clicar aqui

* Lista de Parâmetros- Basta clicar aqui 

Plano Anual de Escola 2013/2014


Para ficar a conhecer o  Plano anual de actividades para o ano lectivo 2013/2014, basta clicar aqui


Projecto Educativo

O Projecto educativo para o triénio 2012/2015 tem como objectivo principal dar a conhecer as tradições. Propomos-nos  a fazer uma viagem cultural, começando em Machico, descobrindo depois o resto da ilha, continuando a viagem até ao continente e Açores. Para consultar o documento clique aqui.







Feira de Cheiros, Saberes e Sabores

Exposição de Presépios


Dia da Família 
Celebramos o dia da Família a 15 de maio, pelas 10:30 horas. Convidamos  as famílias a juntarem-se a nós , e a vestirem um traje especial de uma época dentro das sugeridas:
  • Época quinhentista
  • Década de 20 a 40
  • Década de 50 a 80

 Exposição "Regresso ao Passado"
Vai realizar-se no átrio do Infantário, uma exposição de objetos antigos. Contamos com a presença dos pais,  encarregados de educação e amigos. Venham partilhar connosco esta viagem de 17 a 23 de maio.

Mercado Quinhentista
 My Child

O My Child é uma página que contém artigos muito interessantes sobre diversos assuntos relacionados com a educação das crianças.

 
O Leme
Esta página tem por objectivo proporcionar às crianças uma entrada segura no mundo da Internet e dar respostas adequadas aos novos interesses e necessidades educativas. Tem dezenas de sítios infantis dirigidos a crianças dos 4 aos 13 anos, abrangendo o pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo. Jogos educativos ou meramente lúdicos, histórias animadas, animais, profissões, trabalhos manuais, actividades, passatempos, filmes, notícias, postais, desporto e música completam as nossas escolhas.

História do dia

Tal como o nome indica este site mostra uma história por dia. Todos os dias tem uma nova história.


 ANO LETIVO 2013/2014



"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

                                                                                                                            (Paulo Freire)


Façamos deste pensamento o nosso lema, enquanto  Educadores e comunidade.
Bem hajam

P'la equipa Pedagógica
A Diretora
Ermelinda Alves


Pão por Deus

Seguindo as linhas orientadoras do nosso Projeto Educativo, festejamos o Pão-por-Deus.

Este ano e de forma a promover a “partilha” e a “solidariedade” levamos as crianças à rua para distribuírem o pão. Para este evento contamos com o apoio das padarias, Fé e Luz, O Caseiro, Pastelaria Franco e ainda o contributo dos pais com frases sobre partilha e solidariedade, que acompanharam o pão.






Concurso "

Uma estrela de Natal"


Decidimos aceitar o convite feito pelos Serviços do parque Natural da Madeira, em parceria com o Caniço Shopping, para participarmos num concurso “ Uma Estrela de Natal”. Deixamos aqui as várias fases da confeção da nossa estrela, que a propósito precisa de votos (é a nº 11) quer na tombola do Caniço Shopping, quer no facebook  https://www.facebook.com/photo.php?fbid=698510573501576&set=a.698509840168316.1073741829.123814440971195&type=1&theater.




 

 Moer milho

Na sequência das atividades para o Pão-por-Deus (partilha de pão) e da exploração da origem do milho e posteriormente da farinha, estivemos na sala a experienciar o processo de moagem. As crianças da sala arco-íris convidaram as crianças da sala amarela e juntas observaram um moinho antigo (de pedra) e um moinho moderno (elétrico) e todos puderam experimentar como os nossos antepassados transformavam o milho em farinha.




Sabiam que vivemos em cima de um vulcão adormecido?...

Foi a esta pergunta que procuramos responder, com a ajuda da Dr.ª Carla Triunfante e da Dr.ª Isabel Jesus, que explicaram às crianças o nascimento do arquipélago. Depois da teoria passamos à prática e construímos um vulcão.







Workshop 

Para consolidarmos esta relação escola- Família, realizamos um workshop para a construção de presépios com materiais da natureza, o nosso obrigado à Dr.ª Helena Berenguer e à Dr.ª Brígida nobrega que o dinamizaram. Descobrimos vários talentos.
Os trabalhos finais estão expostos no Solar do Ribeirinho, façam uma visita, vai valer a pena.








O "Trabalho" de ser bebé...

Na sala azul, berçário 1, a ação pedagógica é direcionada para a exploração do espaço e dos objetos, para o conhecimento de si numa dinâmica de desenvolvimento pessoal e social. É assim dada a cada criança a oportunidade de explorar, experimentar, ver, ouvir e sentir. Para além dos cuidados essenciais são proporcionadas experiências que potenciam as competências necessárias ao seu desenvolvimento.




Feira dos Cheiros, Saberes e Sabores


Para darmos a conhecer a grande diversidade e utilidade das diferentes plantas aromáticas e medicinais da nossa ilha, criamos esta feira, que conta também com algumas iguarias, como as tradicionais broas de mel, de manteiga e rosquilhas e ainda doce de abóbora e doce de laranja.




Feira de cheiros... - slideshows



Festa de Natal


Ho!Ho!ho! O Pai Natal vem aí e traz os amigos duendes com ele!








Já Cheira a Natal

Que a magia do Natal faça do Ano Novo  o nascimento de uma nova esperança. Que o nosso Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.






 "Viagem" ao Porto Santo

Com uma pequena peça de teatro de fantoches, levamos as crianças até à ilha do Porto Santo. Ficamos assim conhecer melhor esta pequena ilha.



Baile do Soneca

Hoje para bailar, o pijama deves trajar... e foi o que fizemos!


Infantário O Barquinho's Slidely by Slidely Slideshow



Dia do Penteado


Penteamos a "guedelha", vestimos a fatiota e fomos ao "cinema" ver um filme todo janota!




Desfile trapalhão

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize a picture slideshow


MENSAGEM DE AGRADECIMENTO

O ano escolar está a chegar ao fim.

Quantas recordações, boas e menos boas, guardaremos para sempre na nossa memória.

Mas a vida é feita disto mesmo,  o que conta no final é o que partilhamos e aprendemos uns com os outros, a troca de saberes e vicissitudes.

Quero agradecer em especial à equipa (docente e não docente) deste infantário, pela capacidade que possuem de se adaptarem a diferentes situações, e assumirem diversos  papeis, a qual me orgulho de liderar.

A todos os pais e/ou encarregados de educação que, apesar dos tempos que vivemos, sempre nos presentearam com o seu sorriso, simpatia e palavras de gratidão.

Agradeço também, a todos quanto direta ou indiretamente apoiaram as nossas iniciativas, levando-as assim com maior facilidade a bom porto.

Por último, mas não menos importante, agradeço a todos os meninos deste infantário, pois foram eles, apesar das adversidades, que me (nos) deram alento para continuar a trabalhar com paixão em prol dum desenvolvimento saudável e integral.

Termino com uma frase do célebre Henry Ford:

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória”

 

 

Um abraço amigo.

 

A diretora pedagógica

Maria Ermelinda Alves

Festa de Final de Ano

Para encerrarmos este ano lectivo e não fugirmos ao tema do Projecto Educativo, realizou-se o primeiro arraial do infantário., não faltaram as marchas, as danças e até mesmo o bailinho.
As assistentes operacionais abrilhantaram o arraial com o "Grupo de Cantares e Bailares do infantário O Barquinho". O entusiasmo foi tanto que acabamos todos por dar um pezinho de dança.
A Câmara Municipal  documentou este arraial, pode ver essa informação, clicando aqui.









Concurso de Fontes

Fomos convidados pela junta de freguesia a participar no Concurso de Fontes, decorando o Fontanário  da Graça no caminho da quinta da palmeira. Aceitamos o desafio e viajamos mais uma vez de encontro à nossa identidade cultural.
Aqui fica o nosso agradecimento ao Sr. Francisco Fernandes, sem a sua experiência e colaboração não teria sido fácil levar esta tarefa a bom porto, nem ganhar o segundo prémio.





Mercado Quinhentista

Ainda no âmbito  do nosso projecto, associamos-nos  a esta iniciativa da Escola básica e Secundária de Machico e do Município de Machico, participando com a "Barraquinha das Bifanas Manuelinas", que modéstia à parte foi um sucesso.
Mais uma vez a equipa do infantário "O Barquinho" está de parabéns. Apesar dos momentos de incerteza que se vivem, esta equipa não deixa de se empenhar e colocar toda a paixão em actividades em prol de melhores aprendizagens e vivências colectivas.











Dia da criança

Para comemorarmos este dia tão especial, fizemos um pequeno teatro , alusivo ao tema do nosso projeto. Estiveram presentes personagens históricas importantes como, João Gonçalves Zarco, Bartolomeu Perestrelo e Tristão Vaz Teixeira. Não faltaram à festa os piratas que queriam roubar um tesouro bem escondido no nosso infantário. Depois de muita algazarra as crianças foram convidadas a procurar o tesouro, e não é que o encontraram!?!
Deixamos aqui um registo com alguns momentos desse dia.



Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Criança, fomos convidados pela Junta de Freguesia de Machico para assistirmos e participarmos numa pequena festa no forum Machico. A Universidade sénior apresentou a peça "Aridó, Esquidó a princesa do pó", que fez as delicias das crianças e adultos presentes. As crianças da sala amarela e da sala arco-íris, mimaram a musica "Coração de Chocolate".





Exposição


De forma a familiarizar as crianças com objectos do passado, criamos na entrada do infantário uma exposição. Aproveitamos para agradecer o contributo de todos  e deixamos aqui um pequeno registo da nossa exposição.




 

Festa da Família

No dia 15 de maio ancoramos  para celebramos o "Dia da Família".  Como primeira instituição responsável pela educação das crianças e um dos principais pilares da sociedade marcamos esta data  com uma festa, que caracterizou  diversas épocas da história. Iniciamos com uma breve descrição  das mesmas (medieval, anos 20-40,anos 60-80) no que concerne à moda e à musica. Segui-se uma atuação da banda residente "As Porto seguro", e um desfile de famílias. A concluir a festa tivemos Karaoke.













Dia dos Monumentos e Sítios (18 de Abril 2013)


Marcamos o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com uma "Caça aos Monumentos" mais emblemáticos da cidade de Machico. Assim as crianças do pré-escolar, seguindo pistas previamente preparadas pela equipa pedagógica, partiram à descoberta.

Conheça alguns dos monumentos visitados aqui.

Foi uma manhã muito divertida, em que as crianças, mais uma vez através da brincadeira, aprenderam a "Sua História e  Identidade Cultural".







 

Lenda de Machim



No âmbito das actividades propostas no Plano Anual de Actividades a equipa pedagógica realizou uma dramatização "A lenda de Machim". Deu-se a conhecer esta lenda tradicional de Machico, assim como se explorou a origem do nome da cidade.







Lenda de Machim - slideshow









Gincana  (Páscoa)

No Infantário "O Barquinho", orgulhamo-nos  do trabalho em equipa. As atividades realizadas,são sempre pensadas tendo em conta esta premissa, como podemos verificar nesta "Gincana" preparada e realizada pelas assistentes operacionais de apoio educativo.












Comemorações do Carnaval

Para comemorar esta data, fizemos algumas atividades, não descurando o tema do nosso projeto educativo. Assim dramatizamos a "velha da cacalhada" (musica tradicional madeirense),desfile trapalhão e pinturas faciais.























Reis/Mascarados






A nossa identidade cultural, também passa por reviver tradições quase esquecidas. Remexendo no baú das tradições de Machico recriamos os mascarados e saímos à rua. Surpreendemos muita gente e também fomos surpreendidos. 











Natal



O Natal é uma época rica em tradições. Este ano para a comemorarmos, criamos "As Manhãs Natalícias". Durante as referidas manhãs recriamos no infantário  algumas tradições que se vivenciam nesta época:
  • Canticos
  • Venda de cacau, canja e broas de mel
  • Presépio vivo 
  • Mercado
A concluir os festejos fizemos uma pequena festa, onde o (não tão tradicional, mas muito querido das crianças), Pai Natal participou com os seus duendes, ensinando uma dança. 


Pão por Deus



Para marcarmos esta antiga tradição madeirense, as crianças da creche fizeram bolos para depois partilharem, enquanto que as crianças do jardim de infância,  fizeram pão e uma visita a uma padaria local.

Na hora do lanche foi tempo de partilha, tal como manda a tradição.